segunda-feira, 5 de maio de 2014

Semana das Ciências | 1.º Ciclo

Na semana de 31 de março a 4 de abril de 2014, comemorou-se no nosso colégio a Semana das Ciências. Esta semana teve como objetivo promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa dos nossos alunos, desenvolvendo a apresentação de pesquisas através de projetos e experiências. Reconhecemos a importância da atividade experimental e como esta não tem sido vivida nas escolas. Por isso, partimos de uma questão ou de uma hipótese colocada pelos alunos e procuramos responder a todas as questões que foram surgindo…
Ao longo da semana, realizaram-se diversas atividades organizadas pelas turmas do 1.º Ciclo e algumas salas do Jardim de Infância.
O Pré-Ciclo organizou uma exposição sobre os projetos desenvolvidos em sala, nomeadamente, um trabalho de Organização e Tratamento de Dados das alturas dos alunos e ainda a apresentação do projeto “Onde estavam os bebés antes de virem para este mundo?”.
O 1.º ano ficou responsável pelos “Elementos da natureza: sol, água e vento”. A turma do 2.º ano trabalhou a biodiversidade e organizou uma exposição com diversos animais. O 3.º ano preparou uma “viagem” ao interior do nosso corpo, com algumas experiências sobre o corpo humano e a exploração de um coração de porco. A turma do 4.º ano organizou uma apresentação sobre o tema “E se houvesse vida nos outros planetas? Já pensaram nisso? Eles já!”.

A semana culminou com a realização da “Feira das Ciências”, dando especial destaque ao conhecimento. Com esta atividade pretendeu-se promover e transmitir, através de experiências científicas e exemplos práticos do quotidiano, novas aprendizagens de maneira lúdica e divertida. Pretendeu-se, também, despertar vocações e dar a conhecer às famílias o trabalho desenvolvido pelas crianças nos momentos de estudo do meio e, particularmente, no laboratório de ciências, integrado no projeto “Meninos da Terra”.