quinta-feira, 7 de maio de 2015

Feira das Ciências

Na semana de 27 a 30 de abril de 2015, comemorou-se no nosso colégio, pelo sexto ano consecutivo, a Semana das Ciências. 
Esta semana tem um papel importante no nosso projeto educativo, na medida em que promove o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa dos nossos alunos, estimulando a apresentação de pesquisas através de projetos e experiências. 
Ao longo da semana, realizaram-se diversas atividades organizadas pelas turmas do 1.º ciclo. 
O 1.º ano ficou responsável pelo tema “A preservação do meio marinho e poluição aquática”, realizando diversas experiências nesta área. 

A turma do 2.º ano apresentou um trabalho sobre a preservação do lince ibérico, trabalhou a biodiversidade e organizou uma feira com diversos animais. 

O 3.º ano entrou em contacto com os astronautas da estação orbital, mostrou uma simulação do eclipse solar e contou algumas curiosidades sobre os diferentes astros que compõem o sistema solar. 


A turma do 4.º ano organizou diversas experiências sobre a água (estados físicos, solubilidade, densidade, poluição…) e simulou o ciclo natural da água. 

Pudemos ver verdadeiros cientistas em ação! 
A semana culminou com a realização da “Feira das Ciências”, dando especial destaque à partilha de conhecimento. 
Os nossos meninos, através de experiências científicas e exemplos práticos do quotidiano, transmitiram as suas aprendizagens aos familiares e outros meninos do colégio. 
Pretendeu-se, também, despertar vocações e dar a conhecer às famílias o trabalho desenvolvido com e pelas crianças nos momentos de estudo do meio e, particularmente, no laboratório de ciências, integrado no projeto “Meninos da Terra”.

Sem comentários:

Enviar um comentário