terça-feira, 2 de junho de 2015

Hoje Medieval

Este ano, para comemorar o Dia da Criança, a turma de 4.º ano participou na feira medieval, de nome “Hoje Medieval”, no Castelo dos Mouros, em Sintra. 
A feira medieval foi organizada por um grupo de alunas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. 
Este evento proporcionou um serviço de animação histórico-cultural aos nossos meninos, estimulando-os, de forma divertida, para uma melhor compreensão dos conteúdos relacionados com a História de Portugal e promovendo o gosto por esta disciplina. 
A nossa participação neste evento foi uma mais-valia, na medida que permitiu recordar e reforçar o período histórico durante o reinado de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. 
Os nossos meninos começaram por assistir a uma apresentação de um “escriba”, durante a qual contactaram com os suportes de escrita utilizados nesta época: o pergaminho e o papiro. Foi, ainda, possível assinar o diploma de participação com “canetas” feitas de canas (de onde é originária a palavra) e lacrá-lo. 
Em seguida, deslocaram-se para o recinto central da feira, onde se encontravam os bobos da corte, o armeiro e o próprio D. Afonso Henriques e alguns cavaleiros. 
Aí puderam observar armaduras e malhas protetoras, espadas, escudos, machados… 
Cada criança pintou o seu próprio escudo e a sua própria espada e ensaiaram passos de ataque e defesa, em situação de batalha. 
Os nossos meninos adoraram! 
Foi uma manhã divertida e passada em boa companhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário