segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Yes2Chess

O nosso colégio participou pela primeira vez no fantástico torneio internacional de escolas Yes2Chess. Este torneio de xadrez é organizado por uma entidade privada inglesa a Chess in Schools and communities e patrocinado pelo Banco Barclays. O torneio destina-se aos alunos até ao sexto ano de escolaridade de escolas públicas e privadas e tem um formato atraente e interessante em que os jogos são por equipas, mas as crianças jogam através de computadores e internet. Cada equipa é formada por 5 crianças e pelo menos uma delas tem obrigatoriamente de ser uma menina. Em cada um dos oito países em que o Barclays está presente (Portugal, Reino unido, Espanha, Suécia, EUA, Alemanha, Dinamarca e Noruega) as escolas jogam umas com as outras, pela internet, até se determinar o campeão de cada país. Os vencedores de cada país participam depois numa final presencial em Londres para achar o vencedor final. A experiência em Londres está recheada de prémios aliciantes como: visita ao parlamento e jogo com deputados ingleses, visita aos escritórios da sede do Barclays, ida ao West End para assistir ao Musical do Rei Leão, jogos com o Grande mestre campeão de Inglaterra, passeio turístico por Londres entre muitos outros. Em Portugal participaram cerca de 140 equipas e em todos os países houve uns 10.000 alunos a concorrer em 2000 equipas.
O nosso colégio concorreu com 4 equipas, uma do quarto ano, duas do terceiro ano e uma equipa formada pelos meninos do clube 17-19. Nenhuma das nossas equipas conseguiu ganhar a fase nacional, mas divertiram-se muito, afinal esta foi a primeira participação! As nossas duas equipas do terceiro ano foram eliminadas logo numa fase inicial do torneio contra equipas da Escola 31 de Janeiro na Parede. A equipa do clube 17-19 eliminou a equipa do Centro escolar de São Francisco de Coimbra e uma equipa da escola Vieira da Silva de Oeiras, vindo depois a perder com uma escola de Lisboa. A Equipa do quarto ano, formada pelo Rodrigo, Alexandre, António, Manuel e Camila é que fez um brilharete, eliminando várias escolas pelo caminho e chegando a uma fase bastante avançada da competição. Eliminaram a escola Cantinho das descobertas, uma equipa da Escola Vieira da Silva de Oeiras, eliminaram uma equipa do Barreiro e chegaram aos quartos-de-final onde perderam com uma equipa da escola campeã, o liceu Filipa de Lencastre, que mais tarde viria a ficar em segundo na final em Londres. A equipa vencedora deste ano era dos Estados Unidos. Penso que foi uma experiência divertida e enriquecedora para os nossos alunos e no próximo ano lá estaremos novamente!
                                                                        Professor Vítor Guerra