terça-feira, 1 de março de 2016

Cuisenaire

Na última semana do mês de fevereiro, os meninos do 1.ºano exploraram o material Cuisenaire!
Foi uma atividade muito dinâmica e divertida!
A utilização deste material dá às crianças a possibilidade de descobrirem os números e as suas relações.
Os alunos podem observar, calcular e compreender alguns conceitos matemáticos. “Com este material é o aluno que descobre verdades matemáticas verificando-as experimentalmente” (Damas et al., p. 66).
O material Cuisenaire é composto por um conjunto de barras, constituídas por diferentes tamanhos e cores em que cada uma simboliza um número natural (de 1 a 10). Consoante a sua cor e tamanho, é-lhe atribuído um valor específico.
Numa fase inicial, o material foi explorado livremente, sendo colocadas algumas questões por parte da professora. Posteriormente, foi distribuído um guião de exploração que permitiu aos alunos sistematizar e compreender mais aprofundadamente o valor das peças. Reforçámos ainda a decomposição do número 10, usufruindo dos diferentes valores das peças.
Professora Catarina Santos