segunda-feira, 23 de maio de 2016

Rota dos 20 - Eco-escolas

No âmbito do programa Eco-escolas, o nosso colégio aderiu à iniciativa “Rota dos 20”. 
Esta iniciativa tem como objetivo promover a mobilidade sustentável, intervir na comunidade local identificando problemas e propondo soluções, colocar em contacto as escolas do mesmo concelho, envolver os municípios e divulgar os trabalhos Eco-escolas. Tudo isto é feito através da passagem de um testemunho entre escolas. 
As Eco-escolas participantes planeiam, em conjunto com o município, a rota do seu concelho, agendando os dias de chegada e partida do testemunho. Pretende-se que a passagem de testemunho entre escolas seja realizada de forma sustentável. O testemunho consiste numa bandeira, num livro e num pergaminho onde vão sendo anotadas opiniões e sugestões sobre a mobilidade sustentável na área da escola e no percurso. 
A última escola fará a entrega do testemunho (bandeira assinada, livro e pergaminho) no município.
No dia 11 de maio, o nosso colégio recebeu a escola “Alto dos Moinhos” da Terrugem. 
Preparámos um lanche no jardim para os receber, observámos aves com os binóculos e insetos com a lupa. Ainda houve tempo para participar em alguns jogos e dar a conhecer o nosso hino.
No dia 18 de maio deslocámo-nos à Escola Mestre Domingos Saraiva, no Algueirão, onde assistimos ao hastear da bandeira verde Eco-escolas, ouvimos algumas músicas do reportório da escola da orquestra e procedemos à passagem do testemunho no Centro de Recursos, após uma breve visita a uma exposição com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito do programa Eco-escolas.
Tem sido uma experiência muito interessante!

 Juntos por um planeta mais sustentável. 
O conselho Eco-escolas

Sem comentários:

Enviar um comentário