quarta-feira, 25 de maio de 2016

Um encontro com João Pedro Mésseder na Biblioteca de Sintra

A partir do livro “De umas coisas nascem outras”, de João Pedro Mésseder, os alunos do 4º ano espalharam poesia pela escola! 
Foi a partir desta obra que perceberam que a poesia não tem de ser “complicada”, ou de rimar forçosamente, ou de conter palavras caríssimas e versos longos… 
Perceberam também a grandiosidade das palavras simples e pequeninas, como “um pé de alfazema, um dia, se descobriu perfume”. 
Como forma de preparar este encontro com o autor e a ilustradora Raquel Caiano, os alunos exploraram as biografias dos mesmos, bem como outras obras de Mésseder. 
Inspirados pelas bonitas mensagens das suas obras, que traduzem a visão que o autor tem do que o rodeia, propuseram “espalhar poesia pelo colégio”. 

É tão engraçado observar de longe os pequenitos do Pré-escolar (que ainda não sabem ler, mas que seguramente serão leitores “de muitos palmos”) a tentar decifrar as mensagens espalhadas pelo colégio.
Na semana seguinte, foram à Biblioteca de Sintra, conhecer o escritor/ poeta João Pedro Mésseder e a sua mais recente obra “De umas coisas nascem outras”. Também se encontrava presente a ilustradora desta e de outras obras do autor, Raquel Caiano. 
Durante longos minutos, os alunos beberam as palavras de João Pedro Mésseder, ouviram-no ler e trautearam muitos dos seus versos. 
No decorrer desta conversa com João Pedro Mésseder e Raquel Caiano, os alunos tiveram oportunidade de lhes ir colocando as perguntas que traziam escritas e que tinham registado quando foi explorada a biografia de Mésseder.
Professora Filipa Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário