quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Resultados das provas de aferição

É com muito orgulho que divulgamos os resultados das provas de aferição de 2016 / 2017. Parabéns aos nossos meninos! 
No final do ano letivo passado, a turma de 2º ano (atual 3º ano) realizou provas de aferição. Foram realizadas as provas de cariz prático (Expressões Artísticas e Expressões Físico-Motoras) entre os dias 2 e 9 de maio, e as restantes provas (matemática, português e estudo do meio) na última semana de aulas. 
Em 2017, cerca de 95 mil alunos realizaram as provas do 2º ano. É de salientar o facto de neste ano terem sido realizadas provas em áreas disciplinares que não exclusivamente o Português e a Matemática, ainda que, já em 2016, as provas destas duas áreas tenham integrado a área disciplinar de Estudo do Meio no 2º ano de escolaridade. 
A realização de provas de natureza prática, como as de Expressões Artísticas e de Expressões Físico-Motoras, constituíram inovações que contribuem para um diagnóstico mais amplo da forma como está a ser implementado o currículo no ensino básico. 
 Os resultados das provas de aferição são apresentados por ano de escolaridade e por domínio de cada disciplina/área disciplinar e estão organizados tendo em consideração as categorias que enquadram o desempenho dos alunos: 
 Conseguiram responder de acordo com o esperado (C); 
 Conseguiram responder de acordo com o esperado, mas podem ainda melhorar (CM);  
 Revelaram dificuldade na resposta (RD); 
 Não conseguiram responder de acordo com o esperado (NC) ou Não responderam (NR). 
Em 2017, os relatórios integram, pela primeira vez, informação relativa ao domínio cognitivo associado a cada um dos itens que integram as provas, em resultado da natureza e da complexidade de operação mental requerida no desenvolvimento das respostas. 
Nesta medida, foram definidos três níveis de complexidade (inferior, médio e superior), tal como se observa na tabela 1.

TABELA 1 | Domínios cognitivos 
Inferior                               Médio                           Superior 
Conhecer/Reproduzir         Aplicar/Interpretar        Raciocinar/Criar

Assim, anexamos os resultados obtidos, com o comparativo a nível nacional. Muito obrigada.
A direção

Sem comentários:

Enviar um comentário